Parâmetros

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Parâmetros

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Nesta página o utilizador tem acesso a alguns parâmetros configuráveis da aplicação, ou seja, pode definir o modo como o portal se vai comportar consoante o que aqui for introduzido.

 

Menu_Configurações_Parâmetros

 

Nesta página o utilizador tem à disposição 2 seções:

 

 

- Dados da empresa

 

- Parâmetros

 

 

 

seta_direitaDados da empresa

Menu_Configurações_Parâmetros_Dados_empresa

Nome da empresa

Nome da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Imposto de rendimento

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Nº contribuinte

NIF da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Morada

Morada da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Código-postal

Código-postal da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Telefone

Telefone da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

País

País da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Email

E-mail da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Cidade

Cidade da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Fax

Fax da empresa onde está instalada a aplicação (facultativo).

Logotipo

Logotipo utilizado nos relatórios (facultativo).

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.

 

 

seta_direitaParâmetros - Análise de dados

Menu_Configurações_Parâmetros_Análise_de_dados

Marcar saída automáticamente

Caso o funcionário não tenha marcação de saída, a aplicação automaticamente fecha o dia do funcionário consoante a hora de saída definida no horário.

Análise automática de movimentos

Os movimentos importados do terminal são automaticamente classificados como entrada ou saída, baseado no horário do funcionário, e não no que é definido manualmente no terminal.

 

Recálculo automático dos dados

Ao efetuar qualquer alteração nas ausências, férias ou movimentos, é feito o recálculo automático para o dia alterado.

Verificar movimentos no arranque

Ao abrir a aplicação, caso exista ligação aos terminais, é colocada uma pergunta sobre se pretende importar os movimentos do terminal naquele momento..

 

Verificação no arranque (dias)

Quando a opção anterior está ativa, são importados automaticamente os movimentos dos últimos x dias, sendo x o valor definido neste campo.

 

Tempo mínimo entre movimentos (minutos)

Tempo mínimo de intervalo necessário para a aplicação importar um novo movimento do funcionário.

 

Exemplo como o valor definido em 5 minutos:

 

marcação do funcionário às 9 horas. Qualquer movimento até às 9h05 minutos será ignorado, só voltando a ser aceite um novo movimento a partir das 9h06 minutos.Conta.

 

Tempo para classificação de movimentos de acessos

Movimentos de entrada após um movimento de saída com um tempo de intervalo igual ou inferior ao definido neste campo, serão classficados como acessos e ignorados de assiduidade. (esta opção só deverá ser usada se o mesmo terminal fizer acessos e assiduidade simultaneamente)

 

Exemplo para um valor de 5 minutos.

 

Movimento de entrada às 9h, movimento de saída às 9h04 minutos, novo movimento de entrada às 9h08 minutos -> os movimentos das 9h04 minutos e 9h08 minutos, são classificados como movimentos de acessos

 

Movimento de entrada às 9h, movimento de saída às 9h04 minutos -> ambos os movimentos classificados como assiduidade.

Tempo para ignorar movimentos de tarefas

Apenas para os movimentos de tarefas, caso existam dois movimentos do mesmo tipo de tarefa com um tempo inferior ao definido neste campo, ambos os movimentos são automaticamente ignorados.

Movimentos de acesso e assiduidade classificados consoante códigos de trabalho

(Esta opção só deverá ser usada se o mesmo terminal fizer acessos e assiduidade simultaneamente)

 

Os movimentos de assiduidade e acessos são classificados manualmente no terminal consoante o código escolhido pelos funcionários.

Finalizar tarefas com os movimentos de assiduidade

Caso o último movimento seja um movimento de entrada em tarefa e seja feito um movimento de assiduidade, automaticamente é criado um movimento de saída da tarefa ainda em aberto.

Ignorar movimentos dos terminais, com a data superior à data de hoje (hora do pc)

Caso esta opção esteja seleccionada, ao fazer a importação dos movimentos dos terminais, caso no terminal existam movimentos com a data superior à data do pc onde a importação está a ser feita, estes movimentos são ignorados.

Ignorar segundos dos movimentos no cálculo das horas de trabalho

Com esta opção ativa, os segundos dos movimentos dos funcionários são ignorados.

 

Exemplo para um horário das 9h às 18h (descontando 1 hora de pausa):

 

- entrada às 9h00m50s, saída às 18h00m00s:

Com a opção ativa, são contabilizadas 8h de trabalho.

Com a opção desativa, são contabilizadas 7h59m10s, onde no relatório só aparece 7h59.

Movimentos assiduidade classificados (entradas e saídas) com código de tarefas de 1 a 10, onde os números ímpares são entradas e os pares são saída

Com esta opção ativa, todos os movimentos que venham com o código de trabalho de 1 a 10 do terminal, serão classificados manualmente como entrada caso o código de trabalho seja 1, 3, 5, 7 ou 9, e serão classificados como saída caso o código de trabalho seja 2, 4, 6, 8 ou 10.

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.

 

 

seta_direitaParâmetros - Horas extra

Menu_Configurações_Parâmetros_Horas_extra

Tempo de trabalho e horas extra apenas são contabilizadas no período definido no horário (entre inicio e fim das tolerâncias)

Com esta opção ativa, apenas é contablizado o tempo de trabalho do colaborador nos limites definidos no horário deste.

 

Exemplo para um horário das 9h às 18h, com 1 hora de tolerância (descontando 1 hora de pausa):

 

- movimento de entrada às 9h e movimento de saída às 18h. Total de trabalho: 8 horas

 

- movimento de entrada às 8h e movimento de saída às 18h. Total de trabalho: 9 horas

 

- movimento de entrada às 7h e movimento de saída às 18h. Total de trabalho: 9 horas

 

- movimento de entrada às 7h e movimento de saída às 20h. Total de trabalho: 10 horas

 

- movimento de entrada às 8h e movimento de saída às 19h. Total de trabalho: 10 horas.

Marcar hora definida dentro da tolerância

Ao importar os movimentos do terminal, caso o movimento esteja no período de tolerância do horário, é ignorada a hora da marcação do terminal, e assumida a hora do horário.

 

(esta opção não é abrangida pelo recálculo qualquer importação feita com a opção ativa, os movimentos importados terão de ser eliminados manualmente e terão de ser novamento importados os movimentos)

 

exemplo para horário das 9h às 18h com tolerância de 15 minutos:

 

movimento de entrada às 8h50: movimento no relatório -> 9h

 

movimento de entrada às 8h45: movimento no relatório -> 9h

 

movimento de entrada às 8h44: movimento no relatório -> 8h44

 

Período definido na tolerância do horário não conta para horas extra

Com esta opção ativa, todo o tempo de horas extra feito no período das tolerância é ignorado.

 

Exemplo para horário das 9h às 18h com tolerância de 15 minutos (considerando 1 hora de pausa):

 

Movimento de entrada às 8h50, movimento de saída às 18h, tempo de horas extra -> 0 minutos

 

Movimento de entrada às 8h50, movimento de saída às 18h15, tempo de horas extra -> 0 minutos

 

Movimento de entrada às 8h50, movimento de saída às 18h20, tempo de horas extra -> 20 minutos

 

Movimento de entrada às 8h40, movimento de saída às 18h20, tempo de horas extra -> 40 minutos o dia alterado.

Gerar excepção ao entrar em horas extra

Com esta opção ativa, é apresentada na lista de alertas da página inicial (aplicação -> monitor) a exceção "entrou em horas extra"..

 

Ignorar horas extra

Com esta opção ativa, todas as horas extra são ignoradas, sendo apresentado sempre o valor 00:00 nos relatórios.

Ocultar horas extra em dias com escala definida

Com esta opção ativa, todas as horas extra são ignoradas nos dias de trabalho do funcionário, sendo apresentado sempre o valor 00:00 nos relatórios. Nos dias de folga o valor das horas extra será apresentado.

 

Horas extra com valor fixo (definir valor no campo tempo hora extra)

Com esta opção ativa, todas as horas extra serão arredondadas consoante o valor definido em baixo (arredondamento sempre feito para baixo).

Arredondar horas extra parametrizadas (definir valor no campo hora extra)

Com esta opção ativa, as horas extra caraterizadas serão arredondadas consoante o valor definido em baixo (arredondamento sempre feito para baixo).

Tempo hora extra (minutos)

Valor a ser definido para o arredondamento das horas extra. Se o valor definido estiver a 30 e o funcionário efetuar 1h33 minutos de horas extra, serão será apeans contabilizado 1h30 minutos. Caso o funcionário efetue 1h29 minutos de horas extra, apenas será contabilizado 1 hora extra.

Descontar uma hora (jantar) das horas extra depois das 20h

Caso o funcionário esteja em horas extra e trabalhe consecutivamente até depois das 20 horas, é descontado uma hora deste valor, equivalente à hora de jantar.

Inicio da hora extra noturna

Indicar a partir de que horas, a contabilização da hora extra nocturna se inicia.

 

Fim da hora extra noturna

Indicar até que horas, a contabilização da hora extranocturna é terminada.

 

Mínimo de horas extra em dias de trabalho

Valor mínimo de horas extra que será contalibizado por dia, em dias com horário definido. Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Máximo de horas extra em dias de trabalho

Valor máximo de horas extra que será contalibizado por dia, em dias com horário definido. Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Máximo de horas extra em dias sem horário

Valor máximo de horas extra que será contalibizado por dia, em dias sem horário definido (folgas). Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Máximo de horas extra por semana

Valor máximo de horas extra que será contalibizado por semana. Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Máximo de horas extra por mês

Valor máximo de horas extra que será contalibizado por mês. Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Máximo de horas extra por ano

Valor máximo de horas extra que será contalibizado por ano. Para ignorar colocar o valor 0 (zero).

Trabalho ao domingo vai todo para horas extra, mesmo que tenha horário

Com esta opção ativa, caso um funcionário trabalhe num domingo, mesmo que tenha horário, todo o tempo de trabalho irá para horas extra.

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.

 

 

 

seta_direitaParâmetros - Ausências / atrasos

Menu_Configurações_Parâmetros_Ausências

Descontar ausência das horas previstas

O valor das horas previstas nos relatórios, será descontado caso o funcionário tenha uma ausência (será necessário definir nas razões de ausências, quais as que terão esta funcionalidade).

 

Exemplo para um horário com 8 horas previstas, e para uma ausência de 3 horas, com a opção ativa, no relatório são apresentadas 5 horas prevista, caso contrário, são apresentadas 8 horas previstas.

Adicionar ausência caso o funcionário não trabalhe o horário completo

Com esta opção ativa, caso o funcionário não cumpra as horas definidas no horário, é adicionada automaticamente uma falta injustificada com o tempo em falta.

Tolerância para adicionar ausência caso o funcionário não trabalhe o horário completo  (minutos)

Valor da tolerância que é dada ao funcionário, caso este não cumpra o horário completo, antes de ser adicionada uma ausência.

 

Exemplo, para um valor definido de 15 minutos.

O funcionário tem um horário de trabalho de 8 horas e apenas trabalhou:

- 7h45 minutos. Não é adicionada nenhuma ausência.

- 7h40 minutos. É adicionada uma ausência de 20 minutos

Adicionar ausência em caso de atraso ou saída mais cedo

Com esta opção ativa, caso o funcionário chegue atrasado ou saia mais cedo, é adicionada automaticamente uma falta injustificada com o tempo em falta, mesmo que este tenha um tempo de trabalho superior ao previsto.

 

Exemplo para um horário das 9h às 18h (descontando 1 hora de pausa):

 

- Entrada às 9h30 minutos, saída às 19h: tempo de trabalho 8h30, com uma falta injustifcada (atraso) de 30 minutos

Adicionar ausência em caso de atraso ou saída mais cedo nas saídas de pausa

Com esta opção ativa, caso o funcionário chegue atrasado ou saia mais cedo nas pausas, é adicionada automaticamente uma falta injustificada com o tempo em falta, mesmo que este tenha um tempo de trabalho superior ao previsto.

Adicionar ausência caso o funcionário não cumpra o período de horário fixo

Com esta opção ativa, caso o funcionário tenha um horário com período fixo definido, e falhe este perído, é criada automaticamente uma falta injustificada com este tempo, mesmo que o trabalhador tempo um tempo de trabalho superior ao definido no horário.

Remover sempre atraso das horas de trabalho

Com esta opção ativa, o funcionário tem de compensar em dobro o seu atraso, no próprio dia

Contabilizar tolerância nas ausências de atraso

No caso de o funcionário entrar após a tolerância, é contabilizado o tempo de atraso desde a hora entrada

Contabilizar horas de pausa nos atrasos

Caso o funcionário se atrase na entrada após as pausas, este tempo é acumulado para o valor de atraso total do dia

Limite de atrasos por mês (minutos)

Limite máximo que um funcionário poderá de atrasos por mês, antes de ter uma falta injustificada (mesmo em períodos de tolerância).

 

Exemplo, para uma tolerância de 15 minutos, com um valor de 60 minutos:

 

Um funcionário chega todos os dias 5 minutos atrasado, como está dentro da tolerância, não é contabilizada falta, mas após 12 dias (quando atinge os 60 minutos), no 13º dia e dias seguintes até ao final do mês, será criada uma falta injustificada de 5 minutos.

Adicionar ausência caso estejam ausências por aprovar

Com esta opção ativa, as faltas de sistema são criadas, mesmo que exista uma ausência ainda por aprovar. Após aprovação as faltas de sistema são automaticamente eliminadas.

Adicionar ausência mensal no último dia do mês, caso o funcionário não cumpra o previsto mensalmente

Com esta opção ativa, caso o funcionário não cumpra o tempo de trabalho previsto num determinado mês, será adicionada uma ausência com o tempo em falta, no último dia do mês

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.

 

seta_direitaParâmetros - Outros

Menu_Configurações_Parâmetros_Outros

Ip do servidor

Caso a aplicação comunique com os terminais através da aplicação access.Monitor, definir o ip do computador onde o access.Monitor está instalado.

Apresentar todos os dias nos relatórios

Com esta opção ativa, todos os dias são apresentados nos relatórios, mesmo os dias de folga.

 

Exemplo para uma escala de trabalho de segunda-feira a sexta-feira, com folga ao sábado e domingo, com a opção ativa aparecem todos os dias de trabalho, onde o sábado e domingo aparecem com todos os valores em branco. Sem a opção ativa apenas aparecem os dias de segunda-feira a sexta-feira.

 

Nota: caso o funcionário trabalhe num sábado, memso com a opção inativa, este dia é apresentado no relatório, só não são apresentados dias de folga em que o colaborador não tenha nenhum movimento.

Descrição a aparecer em dias sem horário

O texto que for aqui definido irá aparecer na coluna detalhes dos relatórios.

Apresentar relatórios com cores das ausências

Com esta opção ativa, nos relatórios diários, caso o funcionário tenha uma ausência, a linha correspondente aparece com a cor definida na respetiva ausência.

Os feriados são ignorados

Com esta opção ativa, os feriados são contabilizados como dias normais de trabalho.

Apresentar na coluna horas efetivas, o valor total das horas de trabalho do funcionário (inclui as horas extra)

"Com esta opção ativa, na coluna das horas efetivas, é apresentado todo o tempo de trabalho de um funcionário.

 

Exemplo para um horário das 9h às 18h (descontando 1hora de pausa), para uma entrada às 9h e saída às 19h:

 

com a opção ativa:

 

- horas prevista: 08:00

 

- horas efetivas: 09:00

 

- horas extra: 01:00

 

 

 

sem a opção ativa:

 

- horas prevista: 08:00

 

- horas efetivas: 08:00

 

- horas extra: 01:00"

Fuso horário

Esta opção serve para definir o fuso horário de funcionamento do portal, para os movimentos ficarem com a hora do fuso horário seleccionado.

Escala por defeito

Esta opção serve para definir o horário por defeito da aplicação, ou seja, quando se cria um novo funcionário, este automaticamente fica associado a esta escala.

Precisa de estar numa zona para a marcação ser aceite

Com esta opção ativa, caso sejam feitas marcações através da aplicação mobile, ou através da página de marcações do portal, estas marcações apenas serão aceites caso as coordenadas da marcação estejam dentro de alguma das zonas criadas.

Utilizar login através da active directory (AD)

Com esta opção ativa, o login é efetuado através do ative directory. Caso este login seja válido, a autenticação é automática. Esta opção funciona na aplicação Windows e Portal (caso o possua).

Sincronizar dados automaticamente com a cloud

Caso tenha a opção de cloud, ao ativar esta opção, todos os dados serão sincronizados em tempo real com esta.

Utilizar aplicação monitor

Com esta opção ativa, toda a comunicação dos terminais é feita através da aplicação monitor.

Na página Movimentos, do separador Aplicação, apresentar apenas o último movimento de cada funcionário

Com esta opção ativa, na página Movimentos, do separador Aplicação, apenas são apresentados o último movimento de cada funcionário.

Nº de dias a apresentar na página Movimentos, separador Aplicação

Os movimentos da página Movimentos, do separador Aplicação, são apresentados x dias para trás, onde x é o valor definido neste campo.

Primeiro dia do inicio do processamento

Quando abre a aplicação, todas as datas, iniciam automaticamente no dia do mês definido neste parâmetro.

Nº dias para passar para próximo processamento

As datas da aplicação, irão passar para o próximo período, após a quantidade de dias aqui definidos

 

Exemplo:

Inicio do período - 1

Nº dias para passar para próximo processamento - 10

Mês Dezembro:

- de 1 de Dezembro a 10 de Dezembro, a data vai ser inicializada com 1 de Novembro, até 30 de Novembro

- a partir de dia 11 de Dezembro, a data vai ser inicializada a 1 de Dezembro, até ao dia atual

Cor de fundo dos fins-de-semana

Cor de fundo com que as linhas dos relatórios irão aparecer para os fins-de-semana.

Cor do texto dos fins-de-semana

Cor do texto com que as linhas dos relatórios irão aparecer para os fins-de-semana.

Cor de fundo dos feriados

Cor de fundo com que as linhas dos relatórios irão aparecer para os feriados.

Cor do texto dos feriados

Cor do texto com que as linhas dos relatórios irão aparecer para os feriados.

Servidor de envio de emails

Servidor de envio de emails

Porta de envio de emails

Porta de envio de emails

Usar SMTP replay

Com esta opção ativa, os emails são enviados atrvés do SMTP replay.

Enviar emails em formato HTML

Com esta opção ativa, os emails são enviados em formato HTML.

Usar credenciais no envio de emails

Com esta opção ativa, o servidor de envio de emails irá utilizar credenciais para o efeito.

Login para envio de emails

Login para o envio de emails

Password para envio de emails

Password para envio de emails

Tempo de espera para envio de emails (segundos)

Tempo de espera para envio de emails (segundos)

Email a ser apresentado no envio de emails

Email a ser apresentado no envio de emails

Nome a ser apresentado no envio de emails

Nome a ser apresentado no envio de emails

Necessário dois fatores de autenticação

Com esta opção ativa, para fazer login na aplicação, é necessário, para além dos dados de acesso utilizador e palavra chave, introduzir um código que é enviado por SMS ou por e-mail.

Número de minutos máximos para autenticação

Corresponde ao tempo que o utilizador dispõe para a introdução do código que recebe para fazer login na aplicação.

Código de autenticação enviado por email

Corresponde ao código que é enviado por e-mail para o utilizador fazer login na aplicação.

Código de autenticação enviado por SMS

Corresponde ao código que é enviado por SMS para o utilizador fazer login na aplicação.

Nº de funcionários do mesmo departamento em férias

Indicar quantos funcionários do mesmo departamento podem marcar férias simultaneamente. Com o valor 0 não há limite.

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.

 

seta_direitaParâmetros - Aprovações

Menu_Configurações_Parâmetros_Aprovações

Aprovação por níveis

Com esta opção ativa, um pedido feito pelo colaborador, terá de ser aprovado por todos os niveis de chefia (definidos na ficha de cada funcionário) antes desta ficar efetiva.

 

Só após um determinado nível aprovar é que o nível seguinte poderá fazer a respetiva aprovação.

Aprovação sobe de nível caso não haja nenhuma alteração

Caso a opção anterior esteja ativa, ao ativar esta opção, após x dias (valor definido no campo seguinte) em que um pedido não seja aprovado por um determinado nível, esta transita automaticamente para o nível seguinte.

Nº de dias necessários para subir nível de aprovação, caso não haja nenhuma alteração

Caso não haja nenhuma aprovação ou reprovação de férias, faltas, movimentos, horas extra ou de funcionários, durante o número de dias definido neste parâmetro, a respetiva aprovação ou reprovação passa para a chefia seguinte.

Necessário um determinado número de aprovações de superiores

Com esta opção ativa, será necessário que um determinado número de chefias (valor definido no campo seguinte) aprove o pedido do funcionário antes deste ficar efetivo..

Nº aprovações necessárias

Número de chefias que têm de aprovar férias, faltas, movimentos, horas extra ou funcionários, para esta ficar aprovada.

Necessário aprovação de férias

Com esta opção ativa, todos os pedidos de férias, terão de ser aprovados por uma chefia. Com esta opção ativa,

Aprovação por níveis das férias

Com esta opção ativa, é aplicado a aprovação por níveis às férias.

Necessário aprovação de ausências

Com esta opção ativa, todos os pedidos de ausências, terão de ser aprovados por uma chefia.

Aprovação por níveis das ausências

Com esta opção ativa, é aplicado a aprovação por níveis às ausências.

Necessário aprovação de movimentos

Com esta opção ativa, todos os pedidos de movimentos, terão de ser aprovados por uma chefia.

Aprovação por níveis dos movimentos

Com esta opção ativa, é aplicado a aprovação por níveis aos movimentos.

Necessário aprovação de horas extra

Com esta opção ativa, todas as horas extra terão de ser aprovados por uma chefia.

Necessário aprovação de edição de funcionários

Com esta opção ativa, todas as edições de funcionários terão de ser aprovados por uma chefia.

Necessário aprovação de eliminação de funcionários

Com esta opção ativa, todas as eliminações de funcionários terão de ser aprovados por uma chefia.

Necessário sempre aprovação dos administradores (férias, ausências ou movimentos solicitados)

Com esta opção ativa, todos os pedidos necessitam da aprovação de algum utilizador com privilégios de administração, para além da aprovação da respetiva chefia.

Faltas da aplicação aprovadas automáticamente

Com esta opção ativa, todas as faltas criadas pelo sistema são aprovadas automaticamente.

 

 

NOTA: Todas as alterações apenas são guardadas e validadas após clicar no botão “Guardar” e aparecer a informação a dizer que foi salvo com sucesso.